Um dos segredos da Usina Açucareira Guaíra para elevar a rentabilidade com a soja é o plantio direto sobre a palhada

Voltar

Quem também tem conseguido bons números com a soja é a Usina Açucareira Guaíra, que não aposta todas as suas fichas na cana, mas também na leguminosa para dar um up em sua renda. Anualmente, a empresa, com sede no município paulista de Guariba, planta 2000 mil hectares de soja em áreas de renovação. A produtividade gira na casa das 60 sacas/ ha.

A expertise da empresa com a soja remonta há décadas. Ocorre que a região em que está localizada é propícia ao cultivo. “Temos estrutura de recebimento próxima, além de mão de obra disponível, o que facilita o plantio e a colheita”, relata o gerente agrícola da unidade, Lauro Marcos Aparecido Ivan.

 

O gerente ressalta que, em momentos difíceis como os vividos atualmente, a rotação de culturas - ou sucessão, como é chamada na usina - só proporciona benefícios. “Nós enxergamos a cultura da soja como extremamente lucrativa, pois entra dinheiro num período em que estaríamos na entressafra. Imagine nossa rentabilidade ao produzir cerca de 140 mil sacas de soja todos os anos.”

 

O aumento na renda não é o único motivo que leva a Usina Açucareira Guaíra a plantar dois mil hectares de soja anualmente, a redução nas infestações de plantas daninhas também pesa na decisão. “Pelo fato de ela ser transgênica e resistente ao glifosato, conseguimos fazer de uma a duas aplicações desse ativo, reduzindo o número de tigueras remanescentes de cana.”

Visando constantemente melhorar a qualidade e produtividade da cultura, a empresa adotou, há alguns anos, a modalidade de plantio direto sobre a palhada da cana. Processo que, para o gerente agrícola da unidade, não é só melhor. “É muito melhor.” Ivan explica que uma das vantagens dessa técnica é a diminuição da possibilidade de erosão, em função de não mais haver remoção de terra. Outro ponto positivo é que, nesta modalidade, quase todas as operações são reduzidas, o que diminui o custo de preparo de solo em, pelo menos, 30%.

Foto plantio direto soja Usina Guaira -
Foto soja 03.jpg